
A psicoterapia com abordagem comportamental no atendimento em psicologia perinatal tem como foco a compreensão e a modificação de comportamentos, emoções e pensamentos que impactam a saúde mental da gestante, da puérpera e demais familiares.
Essa abordagem se baseia nos princípios da análise do comportamento, que considera que nossas ações são influenciadas pelo ambiente e pela aprendizagem ao longo da vida.
No contexto perinatal, a gestação, o parto e o pós-parto representam momentos de intensas mudanças físicas, emocionais e sociais, podendo desencadear desafios como ansiedade, depressão, medo do parto, dificuldade de vínculo com o bebê e adaptação ao novo
O processo terapêutico começa com uma avaliação detalhada da história de vida do paciente, identificando fatores importantes para o sofrimento emocional. A partir disso, a psicóloga e o paciente estabelecem juntas metas terapêuticas, que podem incluir estratégias para lidar com a ansiedade gestacional, desenvolvimento de habilidades para o auto cuidado e fortalecimento do vínculo.